Hoje aconteceu-me uma coisa que nunca me tionha acntecido. Depois de se ter passado um episódio, fomos para a nossa sala, e a prof. - meio chateada meio triste - disse-nos várias coisas uma delas foi.
" Vocês têm que crescer..."
(...)
Depois, de ter-mos semi-discutido disse-me uma coisa que me deixou ...
" Há que ter Humildade para saber ouvir.."
Vamos lá a ver se nos entendemos. Em relação ao "crescer" obviamente que não gostei de ouvir, mas preferi manter o silencio a iniciar um debate. Agora em relação ao " Há que ter humildade para saber ouvir as coisas " já tinha ouvido esta célebre frase, há 10 anos atras, e foi exactamente esse o problema, foi como se regredisse no tempo e voltasse a ser criança ao dia em que tudo aconteceu :
Foi das ultimas discussões que tivemos (eu e o pai dos meus irmãos). Lembro-me como se fosse hoje - trauma - era pequenina, tinha os meus 12 anos estavamos a falar sobre qualquer coisa, eu viro-me e digo-lhe
" Olha sabes o que e que eu pedi a mãe pai?
Ao que ele responde:
" O que?"
Ao que eu na minha inocencia de criança, lhe respondo:
" Disse-lhe que queria ir para a capoeira.." ( o que eu lhe fui dizer...)
Ele disse exactamente isto :
" És mesmo estupida, queres ir para esse desporto de merda que só os pretos praticam? ..." ´
Lembro-me que discutimos muito mesmo e no final ele disse-me:
" Ha que ter humildade para saber ouvir .."
e eu chorei ...
Nunca me tinha acontecido isto e senti-me tão pequenina. Tive que pedir para ir a casa de banho, e chorei. Quando voltei, passei o resto da aula calada, no meu canto, sem conseguir tirar o meu pensamento dessa situação..
Era criança, inocente, nunca pensei receber uma resposta daquelas do meu proprio progenitor...
Agora sinto-me na obrigação de ir pedir desculpa a professora, pela minha reação, porque ela não tem culpa de eu ter traumas estupidos, e nao me conseguir libertar deles...
A prof. disse tambem que já engolio muitos sapos, e que na vida nós tbem teremos que engolir muitos sapos. É totalmente verdade, e eu sei-o tão bem. Um amigo meu uma vez descreveu-me e disse que eu era uma miuda que usava uma mascara, porque por detrás do meu sorriso encantador, escondia um passado de muito sofrimento, e é a pura das verdades. Ao longo da minha vida eu ouvi muitos sapos de alguns membros da minha familia e outros e nada fiz, não foi por falta de coragem ou vontade. Foi falta de força para responder a tais palavras. Há palavras que se dizem que são como estalos, doiem tanto mas tanto que deixam-nos a alma a arder, por dentro e por fora, há palavras que se dizem que deixam feridas que nem com o tempo se curam, e eu, posso dizer que já ouvi muita merda que nao merecia. E estou aqui. ESTOU VIVA !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário