Sentimentos Passados ....

Interessados :D

Inspirações...

“(…) És uma pessoa muito especial Susana, as pessoas especiais são pessoas perdidas numa realidade muito sua e que não conseguem encaixar com os comuns mortais, porque vêem mais alem, sentem e vêem com intensidade e procuram respostas para tudo o que acontece ou seja vivem tudo o que há para viver, e como todos os seres especiais és uma incompreendida mas será muito mais fácil conheceres-te o melhor possível, perdoar quem tens que perdoar, e seguir em frente, contigo não com os outros, aceitares quem és e deixares de te fazer mal a ti própria. Ama-te acima de tudo, nunca te esqueças disto, vive o mais possível, goza a vida não percas esse sorriso maravilhoso que tens e não te deixes contagiar pelo teu lado “obscuro” que já se habituou a melancolia e a revolta…”

“Sempre me ouviste, ouve agora tb nunca mas NUNCA abdiques da tua essência genuína para te tornares igual aos demais ou para uma pressuposta protecção. Não roces na pessoa... toca-lhes. Porque é isso k faz toda a diferença, ainda que te sintas exposta ou mais vulnerável “

“(…) Sei lidar contigo porque porque te oiço, porque consigo ver-te para alem do que demonstras, consigo olhar para dentro de ti e consigo sentir o que passas cá para fora, deixo-te vulnerável por isso mesmo, porque sentes que sou alguém em quem não deverias confiar por me conheceres há tão pouco tempo, mas que te entende e aceita como tu és e por isso deixas-te ir…”

" (...) Su, a luta é sem dúvida, um passo para vencer. Mas a luta, também traz por vezes, a derrota. E essa, é tanto ou mais importante que todas as vitórias. Da derrota, aprendes a cair. Aprendes a fazer o teu próprio chão para amolecer as quedas.... E quando pensas que não vale a pena lutar por algo, foi porque já tinhas pensado antes, que valia a pena. E será que não continuará a valer? Uma coisa é certa, depois de uma derrota sabe muito melhor a vitória.(...) "

" (...) Abre o coração, Susana, não tenhas medo de nada, o medo paralisa-nos e mata-nos aos poucos, vive e solta o rancor que tens dentro de ti, perdoa e deixa ir.. O teu coração merece descanso, mereces saborear a vida e sorrir sempre.. porque o teu sorriso mostra a tua verdadeira essência, as lágrimas não te descrevem são só momentos em que n encontras saída, mas se sorrires atrairás a luz q precisas p a saída dessa dor (...) "

(…) Deixa que a tua mente envolva o teu radioso espirito de alegria, forma uma enorme barreira a toda a negatividade que se apresente. Vive como se fosses morrer amanhã e diz sempre para ti: "Obrigada a mim" porque tudo o que tu és não foi cá Deuses ou Deusas, Reis ou Rainhas que te deram. TU foste constituindo uma beleza tão profunda como o mar, tão perfeita como a Lua e tão bela como a rosa. Se no fundo, dizer um "amo-te" serve para um pequeno mas memorável sorriso teu então dá-me essa mesma serventia: AMO-TE SU (…).

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mas como te sentes tu?

VAZIA ! SOZINHA ! PERDIDA ! TRISTE ! DESAMPARADA ! DESNORTEADA !
( É assim que me sinto ...)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Insegurança.


Tenho uma característica que muitas vezes se apodera de mim, e que me faz sentir vazia - A Insegurança. Se for-mos procurar no dicionário, e atenção que eu fui, a definição que la encontra-mos é "Falta de segurança, inquietação.... " Ridiculo, e digo isto com uma cara de estupidez atroz estampada no rosto, aquela estupidez de quem acha uma coisa tão obvia que nao era necessário estar escrito. A insegurança é um conceito tão mas tão mais vasto. Duvidas. A minha insegurança, faz-me duvidar, ter medos, angustia-me.

Imagine-mos, crianças pequenas ao atravessar a estrada ainda não lhes foi ensinado a destinguir a direita da esquerda, eu tenho 21 anos e ainda me custa distinguir a direita da esquerda - Note-se, mas cujos pais já se viraram para elas e disseram "Não atravessas a estrada sem um crescido( como eles diziam na minha altura,não sei se agora tambem dizem assim, visto que os tempos mudam, e os putos já quase que nascem ensinados)", elas olham para a passadeira e sentem-se inseguras, agora interroga-te, vá faz-me lá a vontade para eu ficar um bocadinho mais feliz, Pq e que elas se sentiram inseguras? - Obvio - Eu sei, mas tinha que perguntar, elas sentem-se assim porque os paizinhos das criancinhas lhes disseram para não passar a passadeira, e no entanto elas querem, mas estão inseguras . Percebes-te?

Sim, é mais ou menos assim que eu me sinto, de uma forma ainda mais confusa e complexa.
O meu passado, esse emaranhado confuso e incerto de recordações, quando eu menos preciso dele, teima sempre em voltar ao meu pensamento. Sentimentos de culpa? Sim tenho muitos, tu sabes que vi coisas que nenhuma criança deve ver, e assisti a cenas que nunca vou conseguir esquecer e que todos os dias me atormentam a alma mas, porque e que o meu pensamento, instintivamente, quando eu mais preciso de força, parece que vai chamar o meu passado, para que? Eu sei. Vais-me dizer que, e mais uma vez, lá estou eu a querer saber sempre tudo.Lá estou eu e as minhas pergunta. E eu aí respondo-te receosamente que esta é apenas mais uma das minhas caracteristicas.

Tenho tanto medo que as palavras brutas e agressivas, que o meu pai( se é que posso chamar de pai)me disse quando era criança, que ainda hoje ecoam na minha mente, e me atormente cada dia da minha vida, se tornem realidade..
Há coisas que uma criança nunca deveria ouvir, muito menos de um progenitor. Há palavras que por mais que o tempo passe nunca se esquecem, e remoeem-nos por dentro, consumem-nos e são capazes de nos levar ao limiar da loucura se nós permitir-mos, e aí ficamos a pensar "Será"?, pois mais uma vez ñão obtenho resposta. Nós lutamos até ao limite das nossas forças para contrariar, mas e quando não conseguimos? E quando falhamos? E quando só nos apetece desistir, deixar tudo para traz? O que é que e suposto eu fazer? O que é que eu estou aqui a fazer? Quero chorar, mas nem chorar consigo. Nem chorar consigo..

O meu lema de vida tem sido " Falhei, falho de novo, falho melhor! Antes tarde que nunca " Mas, eu olho a minha volta, e ainda nao construi nada, tenho 21 anos, e tenho o que ? NADA ! e quanto mais eu penso, mais insegura fico, com mais duvidas fico...
Preciso de parar, mas parar é morrer,e alem disso o mundo não para, só porque eu tenho um problema existencial...
Preciso pôr pausa, como se de um filme se tratasse onde eu comandava, Quando estiver tudo bem volto a por play, até lá fico sentada no "Pause", em stand by. Mas eu nao sou assim ..

Mais uma vez tenho-me limitado a ir ao sabor dos dias, e do que tenho que fazer mesmo sem vontade. Apetece-me desistir dos estudos, e ficar em casa. Na cama o dia todo. Estou longe dos que mais gosto, e isso tambem me afecta e muito, sinto-me desprotegida e desamparada. Preciso de Alguem ...

Não sei falar, só sei escrever e até isso esta a faltar, e isso é das coisas que mais sinto falta..

Falta-me a inspiração, que anda perdida algures no meio da confusão que tenho dentro de mim ...



( E Agora? ...)



segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Why cry?


"... Why cry
Not a single letter or a single call from you
Why cry
I'm a stronger woman now and it's all because of you
Why cry
Cuz I can't wait on you no more
I made it here without you

So tell me why should I cry

Momma was the one who taught me how to ride my bike
And she was the one who taught me how to stand and fight
Momma was there for me
Momma was my everything
When my first day of school would start, where were you
And when I first had a broken heart, where were you
Those were the times I most needed you
But that's what got me through

I'm so over you..."

sábado, 23 de janeiro de 2010

Acontece

Odjo dja enxi lagrima dja caí, labanta cabéça dêxa magoa bai.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Éss cousa é pa bó ! @


N'ta luta, N'ta luta cu tudu nha força até último momentu, apesar di tudu sufrimentu.
u ca sabi o quantu bu sta fazem falta, u ca sabi o quanto n’ta lamenta. Abó ê insubstituível, moda sta difícil vivi li sen bó, sen bus consedjus e proteçon. Pamodi qui u bai e ca levam? por favor levam, pa undi kê bai.
Vu bai sen n'flabu o quantu n'ta amabu, bu bai sen n'flabu o quanto n'gostaba di bó e tudo o qui n'ta xinti na coraçon.
Ca bu skesi seja undi bó bu sta, ou undi bó bu bai, bu há di stá sempri, sempri cu mi.
U ta sigui bu caminho sen mi, N'TA MESTEU Nha Cretcheu . (L

# Untitled

Há alturas na vida que nos sentimos inseguros, sozinhos, desamparados...
Precisamos daquele conforto dos amigos mais chegados
, que nos mostram que somos fortes e que a vida é mesmo esta selva e nós temos de estar preparados para ela, quaisquer que sejam as circunstancias...
É disso que eu preciso, e não tenho...
Os que mais me conhecem estão todos longe, e eu sinto-me sozinha, vazia, desamparada.
Chorei sozinha e baixinho, para ninguem me ouvir como tu bem sabes que faço sempre, antes ainda estavas aqui para me apoiar, mas decidiste tomar um rumo diferente, tão diferente que eu já não me encaixo mais nesse teu mundinho, um mundo recheado de mentiras, aldrabisses, e frustaçoes. Tenho pena que tenha que ser assim

Sinto que ando sozinha por um caminho espinhoso e desconhecido, lutando contra todos os meus desgostos, e amarguras, mas as vezes não consigo ser forte e vou-me abaixo...

É nesses momentos que eu mais me lembro de ti e que mais me fazes falta..

Chorei por varias razoes, To com um problema grave cá em casa com a pessoa que mais amo no mundo, e por quem daria a vida sem pensar DUAS VEZES tem problemas de coração, eu sei que mais cedo ou mais tarde a minha mãe vai ter que ser operada ao coração a 8 anos atraz o médico disse, mas é raro ela querer ir ao medico, e hoje ela disse que precisava de ir, o que só por si já nao é bom sinal.Vim a voar para casa e quando cheguei, já chateada, fui a correr ter com ela para a ver e para saber como ela estava, o médico proibiu-a de conduzir e tem que estar em repouso total. Se eu pudesse estar no lugar dela, acredita que estava, ver a minha mãe assim mata-me ! Preferia mil vezes estar eu no lugar dela...

Hoje na aula de S.T.C aconteceram duas situaçoes que me deixaram chateada, uma foi um colega meu que na sequencia de uma conversa se virou e disse" a Susana é gozona " outra foi a minha professora de S.T.C que disse qqr coisa relacionada com familias eu nao ouvi e pedi-lhe para repetir, ela repetiu aquilo com uma cara de quem perguntava" NAO SABES O QUE SÃO FAMILIAS MONOPARENTAIS? " ...
Fiquei um bocado chateada, primeiro porque estou super sensivel e quando estou assim nao me podem dizer nada, depois porque eles não me conhecem, e tem uma ideia errada de mim. Familias monoparentais? Eu sei bem o que isso é, e se á coisa que eu nao sou é gozona, sou sim BRINCALHONA.

Eu tento passar a imagem da bem disposta, que esta sempre tudo bem, sempre a rir, isto e aquilo, mas muitas vezes estou a sorrir por fora e a chorar por dentro, muitas vezes so me apetece desaparecer, fugir dali para fora e nunca mais voltar, muitas vezes só me apetece mandar tudo pastar. E quem me vê de fora nem sonha o que eu já passei, secalhar choravam mais eles com a minha história de vida do que eu !

Sabes, hoje só queria que estivesses aqui comigo, me pegasses na mão e me guiasses, cmo o fizes-te tantas vezes quando eramos pequeninos...
Mais uma vez te digo, só espero que nunca sintas tanto a minha falta como eu sinto a tua...


( já nem tenho lágrimas para chorar, esgotaram-se ... )

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Hoje .







Hoje mergulhei em canções que ouvia quando tinha quinze anos
Hoje vi fotografias de pessoas que me foram muito
Hoje apreciei aqueles sorrisos que guardo em mim
Hoje ri ao relembrá-los
Hoje senti falta daquela felicidade que me transmitiam
Hoje quis fazê-los rir como fiz tantas vezes
Hoje tive vontade de saber deles
Hoje senti saudades da voz da guira, do jj, da Maria e do joão
Hoje apeteceu-me voltar ao nosso cantinho( O tunel)
Hoje gostava de ter acordado e voltar a abraçar o joão
Hoje senti a tristeza por estarmos longe
Hoje entendo que eles foram peças raras da minha vida
Hoje sei o quanto significaram para mim
Hoje guardo-os comigo em pensamento

domingo, 17 de janeiro de 2010

Dialogo ...

[b][c=5]KT da B[/c] [c=4]És um Anjo Catarina, Amo-Te SEMPRE! 1y 8m *.* BK PERFECTS!!! [/c][/b] diz:
não existe nada que possa demonstrar mais de uma pessoa do que os olhos

Su - (C.P) diz:
concordo exatamente nisso
um olhar vale mais que mil palavras!

[b][c=5]KT da B[/c] [c=4]És um Anjo Catarina, Amo-Te SEMPRE! 1y 8m *.* BK PERFECTS!!! [/c][/b] diz:
com uma certa taxa de erro obviamente, eu avalio as pessoas nos primeiros contactos com acurancia

Su - (C.P) diz:
que e que achas-te de mim antes de me conheceres !
SINCERIDADEEE !

[b][c=5]KT da B[/c] [c=4]És um Anjo Catarina, Amo-Te SEMPRE! 1y 8m *.* BK PERFECTS!!! [/c][/b] diz:
os olhos, são o espelho da alma e a parte mais pura do ser
hmm... thuff question

Su - (C.P) diz:
LOl xD
SINCERIDADE !

[b][c=5]KT da B[/c] [c=4]És um Anjo Catarina, Amo-Te SEMPRE! 1y 8m *.* BK PERFECTS!!! [/c][/b] diz:
vi que eras amiga do teu amigo, brincalhona, escondida atrás de um look mais pesado marcado por um passado de dificuldade e mágua com uma personalidade forte

Su - (C.P) diz:
deixaste-me sem palavras .. a serio que deixas-te !


[b][c=5]KT da B[/c] [c=4]És um Anjo Catarina, Amo-Te SEMPRE! 1y 8m *.* BK PERFECTS!!! [/c][/b] diz:
em grande parte dos casos, sou um excelente avaliador de caractéres e sentimentos
Su - (C.P) diz:
fiquei siderada agr


(Ele conseguio ver coisas que sem eu lhe dizer, poucos conseguiram, ao primeiro olhar...)

Coisas da Vida ....

Hoje vou escrever para ti Patricia. Apetece-me.
Já alguma vez amas-te alguem e perdes-te? Eu ja !
Amei-te e perdi-te.

Nem sei por onde começar, tanta coisa por dizer e ao mesmo tempo nada. A coisas que realmente nao tem explicação. E o meu sentimento por ti, talvez seja uma dessas coisas. Senti um aperto quando Li a tua mensagem. Não estava a espera. Conhecendo-te como te conheci poderia jurar que se passava alguma coisa. Ainda tentei puxar por ti, chegar a ti mas nao obtive qualquer resposta, tive pena...
Odio? nao, nunca senti isso, não de ti. Raiva? Sim, mas de mim/Ti por
ter(-mos) permitido que a nossa amizade adormecesse.
Tantos caminhos por optar e escolhemos caminhos diferentes. Avançamos tanto nesse caminho que chegamos a um ponto que ja nao podemos voltar atras e isso é triste . Magoa ver as reticencias que coloca-mos na nossa história, na nossa amizade...


Apontaram-se dedos e as criticas aumentavam de dia para dia. Os erros cometidos no passado, acabavam sempre por retornar novamente. A isto somamos: desilusões, discussões, e todos os outros plurais existentes.
Foi isto que nos aconteceu, estava-mos tão ocupadas a tentar perceber e a atirar as culpas para cima uma da outra , que fomos deixando o tempo passar por nós, sem nos aperceber-mos que nos estava-mos a perder. E quando isso aconteceu, já nenhuma de nós estava disposta a lutar, estavamos tão cansadas de discussões, e de apontar-mos os dedos uma a outra, de nos magoar-mos que nos afasta-mos, um afastamento que, muito provavelmente, custou a nossa amizade.


É triste ver ao ponto que chegamos e hoje penso em como deveria(-mos) ter aproveitado os momentos, como deveria(-mos)ter lidado com as coisas e penso nas saudades que tive de tudo. Fotografias e musicas lembram-me tanto. Mas como se diz" tudo o que é bom dura o tempo necessario para ser inesquecivel" nao é? E durou, acredita que sim. Mas há dias em que me apetece começar novamente mesmo depois de um ponto final. O recomeço. O retorno...
Apesar de tudo o coração, esse, sempre te guardou, até quando nos deixa-mos para trás...

Sabes bem que foste muito mesmo. Foste TUDO até. Lembras-te? ...


( Ás vezes, é preciso perder para dar valor...)

"Um dia vou voltar a falar com quem nunca esqueci. "

Craig David - Unbelievable

sábado, 16 de janeiro de 2010

Verdade .


“Quem não sabe chorar com todo o coraçao tambem nao sabe Rir!”

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A carta que nunca te escrevi - Part 1 .

Neste momento estou a arranjar coragem, para te escrever uma carta...
Não uma carta qualquer, mas sim uma carta a despedir-me de ti.
Só deus sabe o peso, a dor, que carreguei comigo , a angustia...
Todos temos limites, e eu ontem durante uma conversa com a mãe e com a avó percebi que o meu limite já o tinha passado a muito tempo. Já nao sinto nada. Estou anestesiada da dor, tu anestesiaste-me. Brevemente irei escrever-te a carta final, e só te tenho que pedir desculpa-me se nunca fui a filha que sonhas-te não sou perfeita, alias estou muito longe disso mesmo, de ser perfeita, mas duma coisa nao me podes acusar, de ter desistido sem nunca ter lutado ...


Até Breve ...

Vida


Pensei(te).Ouvi(te).Senti(te).Escutei(te) e hoje escrevo para ti minha querida. Escrevo para ti porque sinto que precisas de mim e eu estou aqui. Mas como tu bem sabes ou secalhar nao sabes, expresso-me melhor a escrever do que a falar, tropeço muito nas minhas próprias palavras e hoje nao me apetece tropeçar.

Já quis acreditar, cheguei mesmo a acreditar numa pequenina fracção de segundos que nada mudaria, quer dizer, tudo sobreviveria ao mais simples toque de inocencia dado num gesto de simpatia e tudo se concluir numa felicidade unica mas Mudanças ...quem não as tem, quem não as faz, quem não as vive, quem nao as sente, quem não o é. Deslocamos objectos, modificamos gestos, transformamos olhares, alteramos linguagens, trocamos de roupa, substituímos vícios, variamos de comportamentos,renovamos divisões. Muitos somos os que decidem renovar, recomeçar, limpar, arrumar, fazer tudo de novo como se de uma metamorfose se tratasse.

Escrevi isto num post muito antigo e hoje partilho contigo, como me partilho sempre sem receios, confesso-me, abro-me totalmente para ti e hoje em dia és das pessoas que melhor me conhece.Fiquei triste quando li a tua mensgem, senti-te angustiada e doeu-me hoje nao estar aí para te dar aquele abraço aconchegante, ou para dizer aquela palavra acolhedora, para te amparar as lágrimas que eu sei que choras, ou simplesmente estar em silencio, mas estar presencialmente contigo...

A vida nem sempre é como queriamos que fosse, e tu melhor do que ninguem sabes isso. Nem sempre os nossos sonhos são alcançaveis.Nem sempre corre tudo como esperávamos. E chegam as nossas duvidas, que são traiçoeiras, os nossos medos, que podem(OU NAO)impedir-nos de chegar a, e as angustias que são capazes de nos deixar incrivelmente de rastos. A vontade é de desistir, deixar tudo para traz. E perguntas-te porque eu? O que é que eu fiz para merecer isto? Ao que eu te respondo, que a vida põe-nos a prova, e nós ou somos ou nao somos capazes de superar as diversas pedras que se opõem ao nosso caminho.

Há pessoas e pessoas, e depois existes tu. Sim, tu debora. Com as adversidades a que a vida te sujeitou uma pessoa"normal" já teria desistido, tantas coisas, tantos sentimentos, tantas disputas, tantos problemas. Mas tu nao, tu NUNCA desistes. Estás sempre disposta a lutar, e lutar e lutar, e se falhares ou nao conseguires, nao desistes, continuas a Lutar, até que as forças se te esgotem, e mesmo assim NAO DESISTES. Corres atrás da tua felicidade com uma determinaçao que poucas pessoas possuiem, com as tuas inseguranças e medos caracteristicos da propria idade, mas nao desistes de perseguir os teus sonhos. Os fortes não são aqeles que estão sempre em pé, são aqeles que se fartam de cair e levantam-se sempre, palavras sábias de uma pessoa que nós conehcemos tão bem, e tu minha querida és das pessoas mais fortes, atrevo-me mesmo a a dizer, que talves sejas a pessoa mais forte que conheco. E é exatamente a essa força inesgotavel que eu sei que tens que quero que te lembres, e que agarres a tua companheira que é a coragem para superares mais um momento menos bom.

Glóriosos nao são aqueles que caiem, são aqueles que caíem mas que se erguem sempre que for preciso !!!

Quanto a mim minha cara amiga, só te tenho a dizer que estou sempre mas sempre contigo. És uma miuda espectacular que merece mesmo SÓ O MELHOR. Nunca duvides disso. Nunca te atrevas sequer a por isso em causa.Eu acredito em ti, e sei que és capaz de superar tudo.És uma força da natureza. e isso é das coisas que mais amo em ti. Agarra a Minha/Tua força e Minha/Tua coragem que, parecendo que nao, caminham contigo sempre lado-a-lado, mesmo quando pensas que nao, mesmo quando pensas que estou ausente, para ter forças para te adaptares a essa"nova vida"(por assim dizer).Nunca estás sozinha eu estou sempre de olho em ti disso podes ter a certeza. É A FORÇA DA AMIZADE minha pequenina, e acredita que é bem mais forte do que aquilo que tu imaginas. =) MEU ORGULHO, MINHA MIUDA, MINHA DEBORA EU AMO-TE @



Ouvi-te como se a tua voz fosse a minha =) @

domingo, 10 de janeiro de 2010

Broken


" ... I'm falling apart, i'm barely breathing

With a broken heart, that still beating

In the pain there is a healing

In your name i find meaning

So i'm holdin' on, i'm holdin' on, i'm holdin' on ... "

(...)

Passados 2 anos ainda nao te esqueci (Ti)...

Passados 10 anos ainda nao perdoei (Pai) ...

Passados 3 anos que nos deixas-te e eu nunca consegui dizer que gostava de ti (Avô) ...

Passados 6 anos que decidis-te seguir a tua vida sem mim (Irmão) ...

Passados 5 anos que deixas-te este mundo e ainda hoje te recordo, e me doí (Carlos) ...
(...)
Se ao menos pudesse voltar o tempo atrás.
Estes são alguns dos famosos proverbios portugueses que me vão na alma, e cada um deles tem um grande significado para mim :
"As lagrimas mais amargas que são derramadas sobre as campas são por palavras nao ditas e por actos nao praticados "
" Pai é quem cria..."
" Ninguem morre enquanto alguem se lembrar sempre de nós..."
" Não se mostra o trajecto a quem parte para se perder..."


(Uma sucessão de acontecimentos nao superados, e hoje fui fraca, nao consegui impedir as lágrimas de me virem aos olho e de cairem ...)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Reportagem T.V.I - Os meninos do mundo


Alexandra Borges - Os meninos do mundo


" Todas as crianças tem direito a ter uma familia, aqui ou no fim do mundo, até porque as crianças nao se adaptam aos locais mas, sim as pessoas ... Quem são as nossas crianças que vão viver para fora de portugual? e Porque? E quem são as crianças estrangeiras que os candidatos a adopçao portugueses procuram la fora e porque? ... A lista de espera nacional para adopçao aumenta a cada tres novas candidaturas por dias...

Não é preciso gerar um filho para lhe dar de mamar, qualquer mulher mesmo que nao possa ter filhos, pode avançar para a lactaçao induzida...Em portugual a uma lista de espera de 2461 candidatos a adopçao... Apesar de haver mais de 11.000 crianças institucionalizada, apenas cerca de 1500 estao libertas para adopçao, dessas so metade são realmente adoptadas, as restantes são os filhos de ninguem para quem a ultima opurtunidade de ter uma familia pode estar no estrangeiro... Estas gravideses burocraticas são mais rapidas nuns paises do que noutros.. Todas as crianças do mundo deviam ser adoptadas, por sorte a maior parte delas e adoptada pela sua familia biologica.."

(..)

A adopção é uma moda?


Isabel Pastor( Serviço de Adopçao)

" Eu penso que sim, é uma moda..."


Cristina Henriques(Associaçao Bem me queres)

"Eu nao sei se é moda, se é moda é uma boa moda porque a maior parte das pessoas quando conseguem adoptar a uma criança, elas proporcionam uma familia a uma criança que a não tem


Maria joao Louro(Associaçao Meninos do mundo)

" Acha que ter filhos é uma moda? Acho que desejar dar uma familia a qualquer criança que se encontre em qualquer paerte do mundo é uma moda?


Frases que me tocaram nesta Reportagem


"Os pais adoptivos querem saber ja onde e quando podem ir buscar o seu filho que nao tem que ser loiro, nem ter olhos azuis..."


"Um filho é um filho, em qualquer parte do mundo, venha ele de aonde vier..."


"Uma criança nao se escolhe..."


" Portuguese people doesn't want to adopt black children"


" A adopçao em portugal é uma aventura..."


" Não olhes para os meus olhos repara no meu sorriso.."


" Olha agora aquela senhora que te vinha ver todos os dias, aquela que tu chamavas de mama, nao vais ter a mama. e porque? Por causa de um papel .."


" Quando se adopta um bebe, o bebe nao pode falar, mas uma criança que ja pode exprimir os seus sentimentos, é formidavel..."


" Há preconceito em relaçao a adopçao, a preconceito em a adopçao de crianças de outras etnias, e há preconceito em relaçao a adopçao internacional "
(...)
(Sendo eu adoptada estas coisas tocam-me sempre)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

É para ti Pai ...


"Um dia ainda nos havemos de dar bem, a esperança é a ultima a morrer, ou a primeira a matar ..."